Deixe um comentário

Brigada de Incêndio – ABNT NBR 14.276

A ABNT NBR 14.276 surgiu da necessidade de padronizar a atividade da brigada de incêndio, desde a sua denominação até a especificação de sua área de atuação.

A brigada de incêndio nada mais é que um grupo de pessoas, preferencialmente voluntárias ou indicadas, que atua na prevenção e no combate dos princípios de incêndio, no abandono de área e na aplicação dos primeiros socorros. A finalidade dessa brigada é proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente.

Sua composição leva em conta a população fixa, o grau de risco e os grupos/divisões de ocupação da planta. Por exemplo: uma casa é isenta de possuir brigada de incêndio; já um escritório administrativo, com grau de risco baixo e até 6 pessoas, deve possuir 2 brigadistas com nível de treinamento básico (conhecimento dos equipamentos; dos conceitos de abandono de área; avaliação do cenário; conhimento das técnicas de ressuscitação cardiopulmonar; aplicação das técnicas de contenção de hemorragias, de movimentação, remoção e transporte de vítimas e sconhecimento sobre os riscos específicos da planta).

A brigada de incêndios possui uma hierarquia interna, sempre com um coordenador geral da brigada, um chefe por edificação e demais brigadistas e seus líderes.

Os brigadistas deverão ser escolhidos de acordo com o maior número de critérios, que são: permanência na edificação durante o turno de trabalho, posse de boa condição física e de saúde, posse de bom conhecimento das instalações, ser maior de 18 anos e ser alfabetizado. Além disso, devem ter o curso que os certifica como brigadista (há vários níveis quanto à atuação), que possuem validade de um ano (após esse período é necessário uma reciclagem).

São atribuições da brigada de incêndio:

Ações de prevenção:

* conhecer o plano de emergência contra incêndio da planta;

* avaliar os riscos existentes;

* inspecionar os equipamentos de combate a incêndio, primeiros-socorros e outros;

* inspecionar as rotas de fuga;

* elaborar relatório das irregularidades encontradas e encaminha-lo aos setores competentes;

* orientar a população fixa e flutuante conforme orientações desta norma;

* participar dos exercícios simulados

Ações de emergência:

* aplicar os procedimentos básicos estabelecidos no plano de emergência contra incêndio da planta até o esgotamento dos recursos destinados aos brigadistas

Também são os membros da brigada de incêndio quem realizam as reuniões ordinárias, extraordinárias e os exercícios simulados previstos no plano de emergência.

Quanto à identificação da brigada, seus membros devem estar diferenciados por botton, crachá; devem ser conhecidos pela população e durante uma situação real usam braçadeiras, coletes, boné etc.

Para cada membro da brigada devem ser disponibilizados os EPIs necessários, de acordo com os riscos da planta, além de um sistema de comunicação que facilite as operações.

Durante uma emergência, o responsável máximo da brigada de incêndio é quem determina o início do abandono, priorizando os locais sinistrados, os pavimentos superiores a estes, os setores próximos e os locais de maior risco. Os brigadistas devem definir ponto(s) de encontro, locais seguros e protegidos, para os procedimentos básicos de emergência, determinados pelo plano.

Para a população das plantas são recomendados, entre outros: manter a calma, acatar as orientações dos brigadistas, nunca voltar para apanhar objetos, deixar a rua e as entradas livres para ação dos bombeiros e médicos, nunca utilizar o elevador sem orientação da brigada, manter-se próximo ao chão (devido à fumaça), nunca saltar, entre outros.

Resumo da ABNT NBR 14.276, sobre brigada de incêndio.

About these ads

Dê um feedback sobre

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: