8 Comentários

O Processo de “Monitorar Pessoas” para Idalberto Chiavenato

Controle é a ação que ajusta as operações aos padrões pré-definidos e sua base de ação é a informação de retorno. O termo controle pode ter seu significado:

Como função administrativa: fazendo parte do processo de planejar, organizar e controlar; como meio de regulação para manter o funcionamento dentro de padrões desejados: funcionando como um detector de desvios para agir corretivamente; como função restritiva e limitadora de um sistema: mantendo os colaboradores dentro de padrões desejados de conduta.

O processo de controle é composto por quatro etapas: estabelecimento de padrões desejados, que estabelece qual é o resultado que a empresa espera obter; monitoração do desempenho, onde é observado o desempenho; comparação do desempenho com os padrões desejados e se necessário é realizada a ação corretiva.

Para que o controle na organização seja eficaz, alguns critérios devem ser atendidos, tais como: monitorar atividades apropriadas, ser realizado no momento adequado, não pode ter custo maior que o objeto monitorado, ser claro e objetivo, ser aceito pelos colaboradores e ser visto como uma ferramenta de aprendizado.

As organizações fazem uso de alguns meios de controle constantemente. Podemos citar: Níveis hierárquicos: pressupõe uma relação de obediência; Regras e procedimentos: meio de controle impessoal que guiam o comportamento humano organizacional; Estabelecimento de objetivos: Servem como guias para a ação das pessoas; Sistemas de informações verticais: a comunicação chefia-subordinado proporciona a disseminação das informações no sentido descendente (controle do desempenho do subordinado através de comandos, normas, decisões, orientações) e ascendente (retroação do subordinado para os níveis mais altos).

Os processos de controle utilizados por uma empresa podem ser avaliados de acordo com o continuum abaixo:

Segundo Chiavenato (2009), o Subsistema de Monitoração de Recursos Humanos, aborda os Sistemas de Informações em Recursos Humanos e a Ética e Responsabilidade Social.

Sistemas de Informações em Recursos Humanos

Os sistemas de informações em recursos humanos baseiam-se no banco de dados da organização.

O banco de dados é um sistema de armazenamento e acumulação de dados disponíveis para o processamento e a obtenção da informação desejada, através do cruzamento dos dados armazenados a fim de que esses dados se transformem em informação.

O objetivo final dos sistemas de informações de RH é abastecer os gerentes de informações com informações sobre seus colaboradores a fim de facilitar possíveis tomadas de decisão.

Ética e Responsabilidade Social

Com o advento da globalização, a responsabilidade social das organizações vem sendo um imperativo para o sucesso. Ser socialmente responsável significa ser capaz de atender as necessidades do seu meio ambiente e dos parceiros envolvidos. A formalização da responsabilidade social da organização se dá pelo Balanço Social, documento único com informações sobre as relações da empresa com os colaboradores e com a sociedade em seu conjunto. Nesse balanço devem constar as informações positivas e negativas. A responsabilidade social de uma empresa pode ser verificada pela auditoria de RH.

A auditoria de RH é um sistema de revisão e controle que analisa sistematicamente as políticas e práticas de pessoal de uma organização e avalia seu funcionamento atual, sugerindo questões para melhoria. É um processo educacional para o RH, que pode ser feito comparando o padrão (objetivo esperado) com os resultados obtidos ou desempenho. A auditoria analisa diversas atividades do RH e considera no processo questões como ética e moral. Pode ser realizado por um auditor externo, por uma equipe de auditores internos ou a junção dos dois.

Há algumas variáveis conjunturais (situação atual do mercado) que alteram o cenário da auditoria de RH, como: mudanças nas filosofias e teorias administrativas; mudança no papel do governo (com leis, alteração do desemprego); expansão dos sindicatos (força da classe, alterações na CCT); elevações salariais no mercado.

Livro: Gestão de Pessoas, de Idalberto Chiavenato

About these ads

8 comentários em “O Processo de “Monitorar Pessoas” para Idalberto Chiavenato

  1. Kelly manda me teu email no meu email vou te auxiliar um pouco do que tenho, ai tens meu email:bieibane@gmail.com/ bieibane@hotmail.com

  2. Wow adorei, isto vai me ajudar no meu vestibular de hoje

  3. EU NÃO ESTOU CONSEGUINDO ENTENDER A DIFERENÇA DO BANCO DE DADOS PARA SISTEMAS DE INFORMAÇÕES. ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

  4. vai ajudar me nuito no meu trabalho da faculdade,ta otimo

  5. Sem sombra de duvida temos que parabénizar o autor, as informações são de grande valor para o desenvolimento do setor de RH.

  6. esta de parabens o autor, grates por publicar essa materia.

Dê um feedback sobre

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: